Santa Rita é primeira cidade do Estado do Maranhão a sediar o 72º Encontro Regional de Ensino da Astronomia (EREA). O acontecimento faz parte da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, sendo realizado entre os dias 6, 7, e 8 de fevereiro, na Escola Militar Orlando Gasileu de Carvalho, Centro de Santa Rita. 

O encontro inclui Palestras, minicursos, atividades lúdicas com oficina de confecção de foguetes com garrafas pet e de comparação dos volumes dos planetas em relação ao sol. 

O evento está sendo ministrado por João Batista Garcia Canalle - Presidente da Comissão da (OBA), o Doutorado Alberto Alves Mesquita e os Planetaristas Bruna Senra e Leandro Soares Faria.

Participam das atividades, professores do município e de cidades da região, bem como alunos. 

João Batista Garcia Canalle comentou que o momento é muito útil para capacitação e atualização dos professores, capazes de transmitir em sala de aula, os conhecimentos debatidos.

O Secretário Municipal de Educação, Paulo Márcio, que se fez presente, deu destaque para alguns programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação, como, CAMUFOG e MOBFOG, com alunos da rede pública de ensino, que já obtiveram resultados exitosos na OBA. 

“Temos incentivado o desenvolvimento técnico, cientifico, cognitivo, artístico e lúdico do aluno. Essa é uma determinação do prefeito Dr Hilton Gonçalo e os resultados são satisfatórios”, afirmou.