A Prefeitura de Bacabeira realizou durante este ano diversas ações para melhorar a qualidade de vida e de infraestrutura. Serviços nas pastas da habitação, educação, saúde, agricultura, assistência social, meio ambiente, ações direcionadas às mulheres e resgate da cultura foram priorizados pela administração. 

A melhoria na iluminação pública e no abastecimento de água, reformas em prédios públicos, implementação de novos projetos e programas também foram contemplados neste ano de 2017. 

A prefeita de Bacabeira, Fernanda Gonçalo, disse que este é apenas o primeiro ano e que muito mais ainda será feito para melhorar a vida das pessoas carentes, a urbanização da cidade, a segurança dos moradores e as prestações de serviços públicos.

“Neste primeiro ano, conseguimos construir e entregar mais de 200 casas de alvenaria para pessoas de baixa renda e sistemas de abastecimento de água no Piqui, São Cristovão, Igaruçu, Santana, Gameleira e Ramal do Abude. E vamos fazer ainda muito mais pelo desenvolvimento da cidade”, afirmou Fernanda Gonçalo. 

Entre os importantes serviços executados neste ano estão a construção do Centro de Convenções, Praça José da Silva Calvet e Praça da Gemasa (Peri de Baixo), mais de 200 novas moradias para substituir as casas de taipa das pessoas de baixa renda, calçamento de ruas com bloquetes em diversos povoados, melhoria do Mercado Público Municipal e instalação próprias para as Secretarias Municipais de Agricultura e de Esporte e Lazer (Semelc). 

Na área de assistência social foram entregues kits para gestantes; entrega de leite para crianças, idosos e pessoas em situação de risco; ações e campanhas de combate a violência contra crianças, adolescentes e mulheres; encaminhamento de mais de 30 pessoas da comunidade para recebimento de benefícios como salário maternidade, auxílio-doença e aposentadoria. 

Melhoria de acesso aos serviços de saúde – com ações sociais nos povoados – implantação de novas especialidades e campanhas de prevenção de doenças como câncer de mama, colo uterino e próstata foram algumas das atividades da Secretaria de Saúde. 

Na área de educação, a capacitação dos professores, melhorias das instalações das escolas e do transporte escolar, implantação do Colégio Militar Bacabeirense e a Feira do Conhecimento de Bacabeira contribuíram para melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem dos alunos. 

A Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura (Semelc) foi a responsável pela realização das principais manifestações culturais, melhorias dos campos de futebol e torneio para incentivar a prática esportiva no município. 

Por meio da Secretaria de Agricultura, foi implantada a Feira do Produtor de Bacabeira e os pequenos agricultores receberam assistência técnica e kits para início da produção de hortas e criação de aves.

Dessa forma Bacabeira segue em frente...