Caro eleitor de Santa Rita, nos próximos meses nós seremos mais uma vez “lembrados” pela classe política de nossa cidade. Os fantasmas da politicalha, estes que passam seus dias enfurnados em algum lugar ou que somem sem explicação, retornarão, e como é de praxe, estarão sedentos por votos. As abordagens são as mesmas, o mesmo discurso de sempre, a mesma cara de pau prometendo o paraíso na terra e Etc. 

Mas, devemos ficar bem atentos, assumir um cargo como Prefeito ou vereador para alguns virou uma espécie de profissão, algo rentável, fácil para a elevação do poder aquisitivo e status pessoal, isso é notório. mas o que devemos ficar atentos é o quanto muitos dos que aí pretendem se eleger, organizam, recrutam e disciplinam suas equipes de apoio a sua suposta candidatura. De um lado encontramos os que usam da política baixa, denegrindo, mentindo, usando das práticas mais levianas para tentar confundir a população quanto ao voto. 

De outro temos os que preferem transmitir a ideia de que são heróis ou algum tipo de salvador, quase um Messias a conduzir um povo supostamente perdido. Estes usam da dissimulação, do status de “boa pessoa” para persuadir, e mostrar algo que muitos sabem que não foi. 


Nas ruas e principalmente nas redes sociais a movimentação começou a aparecer, cada um ao seu estilo, dilemas partidários, conjunturas, parcerias, “apoios e encontros”. Uma turbulência de interesses projetando em sua grande totalidade a manutenção ou o apoderamento do poder. 

Ainda é raro encontrar candidatos que se diferenciam dessas práticas nocivas na política, que realmente tenham projetos (Próprios), equipes preparadas, organizadas e que compartilhem um projeto efetivo e qualificativo para a cidade e não apenas um mero desejo de busca ao tesouro. 

É preocupante perceber que na maioria das vezes, nossos futuros representantes, ainda não conseguem discutir idéias e projetos. Ficam na redoma do jogo sujo, do voto por favores ou promessas de cargos. Enquanto isso, nossa cidade sucumbe, em violência, falta de estrutura, emprego, saúde e educação de qualidade. E o que nos oferecem como solução são sorrisos falsos e tapinhas nas costas com velhos discursos vazios de que tudo vai mudar. 

Diante dessa realidade é preciso repetir o quanto nosso voto é importante, e o quanto ter consciência política é a base para que possamos começar a ter esperança de dias melhores, e que tenhamos como representantes de nossa cidade pessoas que busquem qualidade e dignidade para os cidadãos santarritenses e não gananciosos, soberbos, seres que visam o estrelato de um cargo ou apenas manter-se no poder e enricar roubando o dinheiro público.