Morreu neste domingo, (8), a chefe da Casa das Minas de São Luís. Dona Denil Prata Jardim, tinha 89 anos de idade. Ela estava internada há um tempo na UTI, do Socorrão I. O motivo da internação teria sido um AVC.
Casa das Minas é o terreiro de religião africana mais antigo de São Luís, fundada no século XIX, é uma casa de culto aos voduns, entidades espirituais do antigo reino africano do Dahomé, atual Benin.

Chefiada por mulheres, a Casa das Minas, desde a sua fundação foi comandada por seis vodunsis, dentre as quais ficou muito conhecida a Mãe Andresa, que chefiou a Casa por 40 anos. Atualmente, a Casa das Minas está sob o comando de Dona Denil Prata Jardim, consagrada a Lepon, vodum da família de Dambirá.

Em São Luís a Casa é muito visitada, principalmente por ocasião da Festa do Divino Espírito Santo,realizada para nochê Sepazim, princesa da família de Abomey, que é devota do Divino.

A tradição da Festa do Divino remonta desde à Idade Média, quando a rainha Santa Izabel, de Portugal, ofereceu a Coroa de seu reinado ao Divino espírito santo, em pagamento de uma promessa. Desde então, a Festa do divino tornou-se uma das maiores tradições populares de Portugal e de suas colônias.

No Maranhão, existe uma grande manifestação desta tradição, sobretudo a mais conhecida em Alcântara. Outros municípios do estado também mantêm esta festa como Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Codó, Caxias, Cedral, Santa Rita, Bequimão, Cajar